sábado, 25 de junho de 2016

    Iniciativas sociais tem espaço garantido no São João da Moda 2016


    A cada edição o São João da Moda tem aumentado o investimento em políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência e ao enfretamento do Trabalho Infantil. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão social, faz com que crianças e deficientes tenham a garantia de direito assegurada. Nesta sexta-feira (25), cerca de 50 pessoas foram assistidas pelas iniciativas sociais implantadas no festejo junino.

    Devido a solicitação de entidades que compõem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF), o Camarote da Acessibilidade foi estruturado afastado do Palco da Moda, em comparação com edições anteriores. A medida busca acolher melhor o público autista, um dos responsáveis pelo pedido de mudança do espaço. “O Camarote tem como objetivo acolher as pessoas com deficiência que efetuaram o cadastro prévio para assistir aos shows. Para tanto, sempre que possível fazemos ajustes para atender melhor às necessidades do público alvo. Então pra nós, o melhor local para o Camarote será onde o deficiente sentir-se melhor,” explicou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira.

    Diariamente, interpretes e assistentes sociais prestam auxílio aos deficientes presentes no Camarote. Ao termino dos shows, é disponibilizado um transporte para levar o deficiente e o seu acompanhante em domicilio. “Além das vias de acesso e das placas de orientação implantadas pela atual gestão, estamos empenhados em oferecer um espaço que possibilite a interação e a socialização dos deficientes; preservando sempre o conforto e a comodidade dos usuários”, declarou o Presidente do COMDEF, Rene Atleta. O espaço criado em 2013, o espaço é oferecido ainda no Desfile Cívico e Tradicional Festa de Setembro.

    Além do Camarote, uma outra iniciativa ganha o apoio dos pais comerciantes autorizados para trabalhar no São João da Moda. Trata-se do espaço de Enfretamento ao Trabalho Infantil, onde as crianças de 6 a 14 anos, filhas de gasoleiros e vendedores ambulantes, desenvolvem atividades pedagógicas e recreativas enquanto seus pais trabalham. No intervalo dos shows, uma busca ativa é realizada pelo grupo composto por um assistente social, um conselheiro tutelar, um coordenador e um monitor, que percorrem a Avenida do Forro orientando os comerciantes sobre a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

    Quando há o flagrante de qualquer atividade de trabalho exercida pela criança, os pais são notificados e a criança é encaminhada para o espaço de apoio, permanecendo até o fim da programação do Palco da Moda. “Neste ano, tivemos a grata surpresa de ver alguns comerciantes trazendo os seus filhos para o espaço. Muitos agradecem a oportunidade de poder trabalhar com mais tranquilidade, sabendo que seus filhos estão sendo bem tratados e resguardados da influência de terceiros,” pontuou o coordenador Rogério Vieira. Além das atividades, o espaço oferece lanche e colchonetes para descanso.

    Enquanto isso, no polo Arraial do Povão, Os Três Nortistas, Zuza de Mandaçaia, Forró Gostoso e Viciados do Forró animaram os forrozeiros mais tradicionais; já no Multicultural, Zero Grau abriu os trabalhos musicais da noite, seguido pelo “Show Mulher”, composto pelas apresentações de Paula Voices, Adga Moura, Poliana Syria e Laís Olinda. No Palco da Moda, Bruno Fagundes, Lucas Medeiros, Ítalo e Renno, antecederam a principal atração da terceira noite do São João da Moda, Paula Mattos.

    HOMENAGEM PÓSTUMA A LEONARDO MACÊDO

    Por um minuto, o São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe silenciou e prestou uma homenagem póstuma ao operador de som Leonardo Macêdo. Vítima de uma colisão na madrugada da última quinta-feira (24) na BR 130, Léo, como era popularmente conhecido, trabalhava para uma empresa terceirizada de sonoplastia no evento junino. Integrantes da Gerência de Eventos e da equipe técnica da festa subiram ao Palco da Moda para destacar as características, o profissionalismo e o comprometido do jovem, enquanto uma seleção de imagens era veiculada nos telões da Festa. O som dos aplausos eternizou no coração do público presente a face do filho, esposo e pai de família, Leonardo. 

    Iniciativas sociais no São João da Moda 2016 Por Antonio Andrade
    Fotos: Edson Arruda e Jefferson Lulu

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário