segunda-feira, 27 de junho de 2016

    Gabriel Diniz, Paula Mattos e equipe de Saúde da UPA 24h falam ao "É Notícia no Rádio"

    Em clima junino, o programa “É Noticia no Rádio” deste sábado (25) destacou a dinâmica de atendimento da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santa Cruz do Capibaribe e o bate papo com as atrações musicais do São João da Moda 2016, Gabriel Diniz e Paula Mattos.

    A Portaria 2048 do Ministério da Saúde propõe a implantação nas unidades de atendimento de urgências o acolhimento e a “triagem classificatória de risco”. De acordo com esta Portaria, este processo “deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento  específico  e  utilização  de  protocolos pré-estabelecidos  e  tem  por  objetivo  avaliar  o  grau  de  urgência  das  queixas  dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento”.

    A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Naiany Arruda, explicou um pouco dessa nova dinâmica de atendimento.



    O Acolhimento com Classificação de Risco – possibilita a ampliação da resolutividade  ao  incorporar critérios  de avaliação de riscos, que levam em conta toda a complexidade dos fenômenos saúde/doença, o grau de sofrimento dos usuários e seus familiares, a priorização da atenção no  tempo, diminuindo o número de mortes evitáveis, sequelas e internações.

    A enfermeira palestrante da UPA 24h de Caruaru, Danielle Simões, ressaltou que a Classificação de Risco deve ser um instrumento para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, gerando um atendimento resolutivo e humanizado.

      
    O fato de haver indivíduos que “passam na frente” pode gerar questionamentos por aqueles que sentem-se prejudicados, no entanto isso pode ser minimizado com divulgação ampla aos usuários na sala de espera do processo utilizado. Àqueles que ainda resistem, o processo de escuta deve ser exercitado utilizando-se a própria tecnologia para tanto.

    A 24 edição veiculou ainda o bate papo com o cantor Gabriel Diniz, vencedor do prêmio Danado de Bom da TV Jornal Caruaru e NE 10; e com a cantora e compositora Paula Mattos, atual revelação da música sertaneja. Agora conversamos rapidamente com a cantora e compositora Paula Mattos.



    Entre os assuntos de destaque da semana, o jornalístico pontuou a reta final do The Voice Student 2016; a cerimônia em homenagem aos 10 anos do Blog de Jamildo; a proposta de implantação do Centro de Reabilitação para pessoa com Microcefalia com município; a campanha de São João do Hemope apoiada pela Acic; a denúncia ao STF contra Eduardo da Fonte; a ausência de Pedrinho Pegação em show no São João da Moda, além das dicas de cinema.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Andrade

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário