terça-feira, 21 de junho de 2016

    "É Notícia no Rádio" intensifica a campanha Mesário Voluntário Eleições 2016

    O clima frio que se abateu sobre a “Capital da Confecção” no último sábado (18), não conseguiu esfriar a repercussão de alguns assuntos discutidos na 23° edição do “É Notícia no Rádio”. A semana em que os dois grupos políticos anunciaram os nomes de seus respectivos pré-candidatos a vice-prefeito, o programa destacou a campanha Mesário Voluntário do TSE.

    A iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos, ampliando assim, o número de pessoas para atuarem nas eleições.  Para se inscrever é importante que os postulantes tenham idade superior ou igual a 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.

    O mesário das eleições 2016 será responsável por ficar na Seção Eleitoral do início ao fim da votação, organizando os trabalhos, o mesário recebe o eleitor, colhe e confere sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que o eleitor possa exercer o seu direito e dever de votar. É responsabilidade também do mesário garantir o sigilo dos votos e a tranquilidade no local de votação.

    Todas as pessoas que trabalharem como mesário nas eleições 2016, além de contribuir para a cidadania do seu país, receberá o direito a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, auxílio-alimentação para o dia da eleição, créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

    No último pleito, em 2014, 1,3 milhão dos 2,4 milhões de mesários que trabalharam eram voluntários. A participação é permitida, obedecendo aos requisitos exigidos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Para exercer a função de mesário são chamados, preferencialmente, eleitores da própria seção, em situação regular com a Justiça Eleitoral e com formação em nível superior.

    As inscrições para mesário nas eleições 2016 é feita pela internet, através do site oficial do TRE PE (clic aqui). Ao preencher o formulário de inscrição, o eleitor deve ficar atento para que o cadastro não tenha nenhum equívoco de informação. Se preferir, o leitor poderá fazer a inscrição no próprio Cartório Eleitoral situado na Rua Maria Francisca da Silva, 39, bairro Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 11h às 17h, de segunda a quinta-feira; e das 9h às 15h na sexta-feira.

    O “É Notícia no Rádio” enfatizou ainda a ação para o Dia dos Namorados da Rua da Moda; a vitória do São Matheus no Campeonato de Futebol dos Sítios 2016; a abertura das inscrições para o Camarote da Acessibilidade no São João da Moda 2016; a palestra desenvolvida pela Fiepe sobre prevenção de problemas ambientais; a autorização pra construção da adutora do Pirangi pelo Governador Paulo Câmara; o acrescimento acelerado do preço do feijão, além das dicas de cinema.

    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Por Antonio Andrade

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário