segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

    Fraternidade e Saúde Pública

          Baseada na citação biblica "que a saúde se difunda sobre a terra" do Livro de Eclesiástico, a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente em todo o Brasil no dia 22 de fevereiro a Campanha da Fraternidade (CF) 2012.                             

          Muito mais que uma discursão séria sobre o lema "Fraternidade e Saúde Pública", a CNBB tem como objetivo promover a reflexão na sociedade civil sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.


          O lançamento acontece simultaneamente em todas as Igrejas Católicas do país durante as celebrações religiosas da Quarta-feira de Cinzas (inicio da quaresma para os praticantes do catolicismo) e permanecerá em evidência até o final do mês de novembro, quando termina o Ano Litúrgico de 2012.

          A CF nasceu no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta em favor das vítimas da seca. Difundiu-se pelo Nordeste e começou a ter conotação nacional. Durante o Concílio Vaticano II ela foi regulamentada e oficializada pelos bispos do Brasil em 1964. Desde de então, anualmente a instituição religiosa aborda questões sociais e ambientais que interferem diretamente na promoção da vida.

    Antonio Carlos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário