sexta-feira, 4 de setembro de 2015

    Tema 'Consciência Negra' dominou o desfile cívico na Vila do Jerimum

    Na vivência da semana da Pátria, a Escola Municipal Chefe Leandro, localizada na Vila do Jerimum em Taquaritinga do Norte, levou as ruas do vilarejo o seu Desfile Cívico. A comemoração pela Independência do Brasil, aconteceu na tarde desta sexta-feira (04) e contou com a presença de vereadores de situação, secretários de governo, servidores públicos, conselheiros tutelares e da população local.

    O desfile foi acompanhado pela banda eletiva de música do
    Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva
    Já faz alguns anos, que a diretoria da escola tem feito dos desfiles cívicos um verdadeiro show ao ar livre. A menção a festa da independência aconteceu na abertura do desfile feita pela diretor Ronaldo Lins. “Boa tarde sejam todos bem vindos ao desfile cívico da Escola Chefe Leandro em comemoração aos 193 anos de Independência do Brasil”, saudou o diretor. Em seguida, cumprimentou a comitiva que representou o governo municipal e anunciou o tema do desfile aos presentes: “A Escola Chefe Leandro tem honra de apresentar o seu pelotão de bandeiras. O tema do nosso desfile deste ano será Consciência negra: uma conquista que tem história”, declarou Ronaldo ao convidar o primeiro pelotão temático a apresentar-se.

    Neste ano, o professor Ronaldo Lins (a direita) assumiu a direção da escola
    Ao contrário do pensa um vereador de oposição em Santa Cruz do Capibaribe, a respeito do papel da mulher na política, em Taquaritinga do Norte parece que elas tomaram conta do governo. A comitiva do poder público administrativo trouxe o vereador licenciado e atual secretário de Articulação Governamental, João da Banda, representando a ala masculina do governo. Já a ala feminina foi encabeçada pela representante do prefeito e primeira dama do município, Eva Casé, pelas secretárias Ilka Paloma (educação), Amália Arruda (cultura) e Shirley Feitosa (Ação Social). Além das conselheiras tutelares Claudia Pifane e Maria Helena.

    A secretária de Educação disse que para comemorar a Independência do Brasil,
    é necessário que tenhamos uma educação digna e de qualidade
    Tida por alguns como a candidata do prefeito Evilário Araújo (PSB) no governo da Dália da Serra, a secretária de Educação Ilka Paloma, ressaltou a posição da escola na esfera municipal. “Hoje nós temos uma escola que agrega, que soma. Nós somos hoje aqui no Jerimum um grande núcleo de educação, e não mais uma parcela fragmentada. Hoje a Escola Municipal Chefe Leandro oferece uma educação de qualidade para todos os nosso alunos, sejam do Jerimum ou de qualquer outra localidade que venham estudar aqui”, declarou a secretária. Desde 1998, a escola oferece o Ensino Fundamental II aos alunos de sítios vizinhos, como Fazenda São Paulo, Algodão, Pedra Preta, Bandeira, Serra dos Bois, entre outros.

    Neste ano, o desfile percorreu toda a Avenida Tancredo Neves,
    a mesma teve um parte pavimentada recentemente
    O sentido cívico de 7 de setembro, perdido em meio as apresentações de maracatu, samba, baião e capoeira foi retomado através das palavras da secretária de Educação. “Comemorar a Independência não é só lembrar desta data, como uma das que mais marcam a nossa pátria; mas promovendo a independência dentro de cada um de nós. É importante que vocês pais, professores e autoridades presentes possam continuar com este sentimento de esperança, buscando e melhorando sempre”, destacou Ilka Paloma, a única integrante do governo a discursar.

    A multirreligiosidade foi representada pelas crianças do Ensino Fundamental I
    O ato cívico terminou com apresentações do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) José Ferreira Gomes. Acompanhado pelo professor de dança Enelson Romeu, o grupo de convivência da 3ª idade “Flor do Jerimum”, dançou ao som da música “Estupido cupido”, mostrando a todos que a felicidade não envelhece e nem tem idade. A agenda de desfiles do município, continua sábado (05) em Gravata do Ibiapina, domingo (06) em Pão de açúcar e termina na segunda-feira (07) na sede em Taquaritinga do Norte.

    Implantado no governo de Evilásio, o CRAS oferece serviços e ações
    de proteção básica a aproximadamente 40 pessoas da melhor idade 
    Criado nas cortes da Itália, o balé foi o estilo de dança apresentado pelas
    crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na comunidade
    OPINIÃO

    "Embora todas as apresentações tenham sido memoráveis, faltou aspectos de 7 de setembro no desfile cívico do Jerimum, como a execução do Hino Nacional, de pelotões que simplesmente “marchassem”, e até daquele tradicional fundo instrumental com o Hino da Independência. Sem falar, na ausência da banda marcial Terezinha Cordeiro, criada na primeira gestão (2002) do ex-prefeito e atual secretário de Obras e Urbanismo, José Pereira Coelho (Zeca). Faltou ainda, a presença de fato e de direito dos concluintes, alguns puderam ser vistos em áreas isoladas, levando faixas ou bandeiras. Aspectos que podem ser vistos como saudosista ou ultrapassado, mas que fazem toda a diferença quando se quer formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro da Pátria".

    Texto e Fotos: Antonio Andrade
    Jornalista

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário