domingo, 25 de setembro de 2016

    Multivacinação e reordenamento do trânsito pontuaram o "É Notícia no Rádio"

    A prestação de serviço e isenção editorial são algumas marcas do “É Notícia no Rádio”. Neste sábado (24) a edição do programa abordou as novas medidas de reordenamento do trânsito na Avenida 29 de Dezembro e acompanhou direto do Ambulatório Medido Especializado (AME) Infantil, o início do dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação.

    No estúdio, o jornalista Cláudio Higino e o comentarista Jair Sérgio iniciaram a edição destacando o registro de pesquisa para prefeito em Santa Cruz do Capibaribe por doador de campanha; a programação religiosa da festa dos Padroeiros Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel, os lances do campeonato brasileiro e as produções de cinema que estarão em capaz neste final de semana.

    Logo em seguida, o programa abriu espaço para a participação secretário de Mobilidade Urbana do município, Fábio Aragão, sobre a forma correta e segura de fazer o retorno na principal avenida de Santa Cruz do Capibaribe. A medida que orienta o condutor a fazer o retorno por trás da Igreja São Cristóvão para quem deseja retornar para PE 160, está em fase de implantação. Agentes de trânsito estão no local, prestando maiores orientações aos condutores de veículos.

    O terceiro bloco, o informativo semanal abriu um link com o AME Infantil, onde o jornalista Antônio Carlos entrevistou a coordenadora do Programa Nacional de Vacinação, Natália Gardênia, sobre a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. Neste ano, o público alvo da campanha do Ministério da Saúde será crianças menores de 5 anos e de 9 a menores de 15 anos, onde pais e responsáveis vão encontrar, gratuitamente, todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação do SUS durante o ano.

    Os ouvintes puderam tirar dúvidas sobre como proceder caso os pais tenham perdido o cartão de vacinação do filho; o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. Assim como, a importância de manter o cartão da criança atualizado. A campanha iniciada na segunda-feira (19) se estendera até a próxima sexta-feira (30). Além do AME Infantil, as vacinas estão sendo oferecidas nas unidades de saúde dos bairros e distritos de Santa Cruz do Capibaribe das 8h às 13.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. Ao todo, 350 mil profissionais participam da campanha. Ainda segundo a pasta, estão sendo disponibilizadas vacinas contra a tuberculose, o rotavírus, o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a caxumba e o HPV, entre outras. Como a vacinação é feita de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

    Por Antonio Carlos
    Jornalista DRT PE 6154

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário