terça-feira, 14 de maio de 2019

    Aos 159 anos, Comunidade Católica de Gravatá do Ibiapina torna-se Área Pastoral

    Desde a sua criação, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição pertencia a Paróquia Santo Amaro
    Foto: Matheus Arruda

    Após quase dois anos de expectativa e estudos, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, em Gravatá do Ibiapina, município de Taquaritinga do Norte, tornou-se Área Pastoral. A Celebração Eucarística Solene de criação do novo arranjo religioso aconteceu na noite desta terça-feira (14), na Igreja no distrito, e foi presidida pelo Bispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió e co-celebrada pelo administrador da Área, padre Leonardo Bezerra.

    Com a criação da nova Área Pastoral, nove comunidades foram desmembradas das Paróquias Santo Amaro, da cidade de Taquaritinga do Norte; e São José, do distrito de Pão de Açúcar. Comunidade Sagrada Família, de Baraúna Furada; Comunidade Nossa Senhora das Graças, de Situação; Comunidade São Pedro, do Algodão; Comunidade São Pedro, de Serra dos Bois; Comunidade Nossa Senhora de Fátima, do sítio Minguaiú; Comunidade São José, de Pedra Preta; Comunidade Nossa Senhora da Saúde, de Riacho Doce; Comunidade Santo Antônio, do Monteiro; e a Comunidade São Sebastião, do Jerimum, a qual depois de Gravatá, tem o maior número de movimentos pastorais.

    Foto: Marina Midian
    Após a acolhida as comunidades religiosas que integraram a nova Área Pastoral, o Bispo Dom Dino explicou que é costume na doutrina Católica sempre que um padre assume uma nova missão, um leigo é integrado ou reintegrado à igreja, a proferir publicamente a Confissão de Fé. “Convido não só o padre Leonardo, mas todas as comunidades aqui representadas, para juntos assumirem o compromisso e a responsabilidade com esta nova Área Pastoral,” disse o bispo e reiterou na sequência a importância da existência de um Conselho Pastoral e Econômico nas comunidades. “Nem o padre, nem o bispo devem caminhar sozinhos, mas em conjunto com a comunidade”, ressaltou.

    Ao se dirigir ao Clero, leigos e autoridades participantes da Santa Missa, o padre Leonardo Bezerra, vigário adjunto da Paróquia Santo Amaro até então, os convidou a olhar com gratidão para o passado, considerando Gravatá do Ibiapina como patrimônio histórico do município de Taquaritinga do Norte. A vivenciar o presente, tendo como missão, o testemunhado de fé e vida numa igreja em saída e construtora da cultura de encontro; e em terceiro lugar, pediu que os fiéis a olhassem para o futuro, com os olhos em Cristo, pois a missão de anunciar o Evangelho não pode parar e precisa do empenho e dedicação de todos os integrantes da nova Área Nossa Senhora da Conceição.

    Foto: Marina Midian
    Entre as perspectivas da nova Área Pastoral está o vocacionado José Anderson, catequista da Comunidade São Sebastião, do Jerimum, apresentado como um promissor jovem consagrado a vida religiosa. A celebração contou ainda com a presença dos padres Joaquim Lino, Adriano Davi e Fernando de Lima, naturais da Dália da Serra; do padre Erandir Expedito, reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores; do padre Luis Eduardo, da paróquia São José; do padre Helder Torres, da paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos e São Miguel; do padre Alexsandro Jorge; e do diácono José Valter, além de autoridades do poder Legislativo e Executivo do município.

    A seguir, assista na íntegra a Missa Solene de criação da Área Pastoral, transmitida pela fanpage da Pastoral da Comunicação de Gravatá do Ibiapina:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário