domingo, 27 de novembro de 2016

    “É Notícia no Rádio” aborda o processo eletivo da Escola Técnica Estadual e os 116 anos da Sociedade Musical Novo Século

    Fotos: Flávio Amorim / É Notícia no Rádio
    A edição do “É Notícia no Rádio” deste sábado, 26, destacou a reta final para inscrições no processo eletivo da Escola Técnica Estadual em Santa Cruz do Capibaribe através da participação da educadora Jacilda Moura; e os 116 anos de fundação da Sociedade Musical Novo Século com a presença do presidente David José.

    No primeiro bloco, o informativo pontuou assuntos como o anúncio feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no qual as faturas de energia voltam a ter a bandeira verde no próximo mês. Com essa decisão, o consumidor deixará de pagar R$ 1,50 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, valor que foi cobrado em novembro em razão da bandeira amarela.

    A estagnação no acesso de jovens ao ensino médio desde 2007, apontada pelo IBGE, também foi abordada pelo programa. Enquanto o Brasil experimentou significativo crescimento na quantidade de crianças de 4 a 5 anos na escola nos últimos oito anos, o cenário não se repetiu entre adolescentes de 15 e 17 anos. Em meio à discussão sobre a reforma do ensino médio, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados nesta sexta-feira (25) mostram que o acesso a frequência escolar nesse segmento específico no país está praticamente estagnado desde 2007.

    Já no segundo bloco, os apresentadores Josy Santos, Antonio Andrade e Jair Sérgio, entrevistaram a docente e integrante da diretoria da Escola Técnica Estadual (ETE) José Nivaldo Pereira Ramos em Santa Cruz do Capibaribe, Jacilda Moura. Entre outras informações, a educadora pontuou o perfil do estudante de até 17 anos apto a participar do processo seletivo e o término do prazo de inscrições na próxima quarta-feira, 30, através do site (educacao.pe.gov.br) ou na secretária da ETE, caso ocorro alguma falha no sistema durante o ato da inscrição. Outras informações, você confere na entrevista disponibilizada no play a seguir:


    Em seguida, o músico e presidente da Banda Sociedade Musical Novo Século, David José Pereira de Lira, contou um pouco da história e fomento à cultura de música instrumental em nossa cidade, a partir da atuação da banda que completou 116 anos no dia 04 de outubro. Na ocasião, David convidou os santa-cruzenses para comparecerem neste domingo (26), a partir das 17h, a Avenida 29 de Dezembro para prestigiarem mais um grande concerto em menção ao aniversário da Novo Século. Confira no play abaixo a entrevista na íntegra:


    O PROGRAMA

    O “É Notícia no Rádio” vai ao ar, todos os sábados, das 7h às 8h da manhã pela rádio IGM 88.9. Além do blog É Notícia, os ouvintes podem enviar as suas sugestões de pautas pelo WhatsApp (81) 9.8907-5045.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário