quinta-feira, 8 de outubro de 2015

    Novo sistema da Carteira de Trabalho Digital é implantado em Santa Cruz do Capibaribe

    Implantado há menos de um mês, o sistema de Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS) Digital é uma realidade para mais de 100 cidadãos. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Cidadania e Inclusão Social, é um convênio especial com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para emissão do documento, enquanto a Agência do Trabalho no município passa por reformas.


    Esse acordo colocou Santa Cruz do Capibaribe, entre os primeiros municípios do interior de Pernambuco a receber os equipamentos para emitir o novo formato da Carteira. “Quando soubemos que durante a reforma do prédio da Agência do Trabalho, o serviço de emissão de Carteiras seriam suspensas. Nos colocamos a disposição do Ministério do Trabalho e Emprego para custear os equipamentos e continuar oferecendo esse serviço à população,” contou a secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira. A aquisição dos equipamentos custaram aproximadamente R$ 5 mil ao Poder Público Municipal.


    A agilidade na geração da nova CTPS Digital é possível graças à integração do sistema de emissão com o sistema de validação do PIS na Caixa Econômica Federal. Segundo o secretário da Junta Militar, Antônio de Pádua Barbosa, a nova versão digital não invalida o uso da impressão manual. “O novo formato da Carteira está disponível somente para o caso de uma segunda via ou da emissão da primeira via, quando ocorre a lançamento e validação das informações pelo sistema,” explicou o secretário.


    Assim que os dados são lançados no sistema, o cidadão tem suas informações cruzadas e analisadas no ato da solicitação da carteira. Obtendo a validação dos dados, o usuário receberá em até 20 dias a nova Carteira, uma rapidez que tem conquistado os usuários. “Passei menos de meia hora para fazer a solicitação da nova Carteira de Trabalho, agora poderei dar continuidade a emissão dos outros documentos,” planeja a moradora do bairro da Palestina, Maria Helena.


    Diariamente, das 8h às 13h, o sistema possibilita o atendimento de 15 pessoas, sem a necessidade de agendamento ou formação de filas antes do horário de atendimento. Para solicitar a CTPS digital, o cidadão precisa esta munido de sua Certidão de Nascimento ou Casamento original, RG, CPF e comprovante de endereço. Não precisa mais apresentar a foto 3X4, pois a mesma é feita durante a requisição da Carteira.


    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário