segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

    Em tempos de pandemia, Vila do Jerimum reaviva devoção a São Sebastião

    A procissão motorizada percorreu as principais ruas do vilarejo / Fotos: Antonio Carlos

    Chegou ao final na tarde deste domingo (17), mais uma edição da festa de São Sebastião, na vila do Jerimum, zona rural de Taquaritinga do Norte. Mesmo num ano atípico, devido a pandemia do novo Coronavírus, as celebrações religiosas ocorreram conforme os protocolos de biossegurança e reavivaram a fé dos fiéis nas promessas de Deus e na proteção do santo contra a peste, a fome e a guerra.

    Ao longo do tríduo, a comunidade refletiu sobre o tema "Com São Sebastião, testemunhamos a fé assumindo nossa missão", uma referência as palavras do Papa Francisco ao conclamar os cristãos do mundo a serem igreja missionária no anúncio contínuo da Palavra de Deus. O pároco, Pe. Leonardo Bezerra, destacou em sua homilia o sentido da igreja missionária tomando como exemplo a vida do mártir romano, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, tanto na Igreja Católica como na Igreja Ortodoxa.

    “Todos nós somos chamados a seguir e anunciar a Palavra de Jesus Cristo, através do olhar de São Sebastião. Mesmo tendo um exército o perseguindo, o então soldado Sebastião não negou a sua fé e morreu torturado testemunhando que Cristo veio ao mundo para salvar homens e mulheres que o buscam a Deus em espírito e verdade”, frisou o sacerdote.

    São Sebastião é venerado pelos Católicos do vilarejo desde maio de 1952, quando o agricultor Isaías Brandão (In-memoriam), residente na época no sítio Baraúna Furada, doou a imagem do Padroeiro. “Num ano completamente inimaginável, agradecemos a presença, colaboração e compreensão de todos, quanto as medidas de segurança sanitária e a dinâmica de realização da festa. Com fé em Deus e inspirados no exemplo de nosso padroeiro, no próximo ano estaremos juntos, celebrando mais uma festa,” agradeceu a integrante do Conselho Pastoral Comunitário, Márcia Minerva.

    Conforme as medidas de biossegurança, referente ao enfrentamento a pandemia da Covid-19, todas as celebrações religiosas, ao longo do tríduo, ocorreram na parte externa da capela septuagenária e com transmissão ao vivo pelas redes sociais da capela e da Paróquia de N. Sra. da Conceição. A devoção reuniu fiéis da comunidade local e circunvizinhas, membros dos poderes Legislativo e Executivo, assim como lideranças políticas da Dália da Serra.

    A abertura da programação de encerramento foi conduzida pela banda marcial Dom Luiz de Brito, de Taquaritinga do Norte; e a animação litúrgica da Santa Missa contou com a melodia do Ministério de Música Imaculada Coração de Maria, de Gravatá do Ibiapina. Após a Missa, a tradicional girândola encantou os presentes e a disputa pelas prendas do leilão e do bingo marcaram a última noite da festa.

    A SEGUIR, CONFIRA OUTRAS IMAGENS DO ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2020:

























    Nenhum comentário:

    Postar um comentário