terça-feira, 6 de março de 2018

    Data Magna de Pernambuco: entenda por que hoje (6) é feriado no estado

    O dia 6 de março é feriado em Pernambuco em celebração a data magna do estado, em que se presta justa homenagem à Revolução Pernambucana. Foto: Pixabay 




    O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017, graças à iniciativa da deputada Terezinha Nunes e do parlamentar Isaltino Nascimento, através do Projeto de Lei n.º 1.245/2017, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado pela Lei n.º 16.959, de 8 de junho de 2017 - ano de seu bicentenário -, sancionada pelo governador e promulgada pelo presidente da Alepe, mas que somente entrou em vigor este ano.

    Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.

    O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país.

    A revolta é também conhecida como Revolução dos Padres. Na época, a maçonaria uniu forças com clero católico esclarecido. Ambos lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. O estado independente durou cerca de 70 dias.

    Com informações do G1 Pernambuco e do Diário de Pernambuco

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário