segunda-feira, 9 de novembro de 2015

    Unidades de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe prestam atendimento a pacientes de outros municípios


    Dengue, Chikungunya ou Zica são algumas das causas que levaram milhares de pessoas de Santa Cruz do Capibaribe e de outros municípios a procurarem as principais unidades de saúde da Capital das Confecções neste final de semana e feriado de Finados.

    Segundo dados da Secretária de Saúde, entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão (HMRFA) acolheu 1.934 usuários com sintomas de virose. Desse total, 476 eram de outros municípios.

    Situação semelhante aconteceu no Hospital Materno Infantil Sílvio Romero Gonçalves Monteiro, dos 479 atendimentos prestados pela unidade, 166 foram realizados com usuários de outros municípios. Já com relação as 79 gestantes atendidas pelo Materno, 35 eram de municípios vizinhos.

    A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, orientou a todos os profissionais de saúde do município que atendesse a todos os usuários, independentemente de seu município de origem. “Jamais deixaremos de atender aos irmãos vindos de outros municípios, embora o Hospital Municipal seja de pequeno porte, estamos trabalhando para atender todos aqueles que precisam de auxílio médico,” declarou o prefeito Edson Vieira.

    Entre os motivos apontados para o aumento no número de virose, está a falta de larvicida, substancia utilizada pelos agentes de endemia. “Faz alguns meses que a região não recebe essa substância do Ministério da Saúde. Então, é indispensável que toda a população se una em combate ao mosquito e evite a proliferação da virose”, frisou o secretário.

    Como o mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue é o mesmo que causa as outras viroses, o médico Thiago Costa orienta a população a tomar alguns cuidados. “A melhor forma de se evitar essas viroses é combatendo os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Mas uma vez, diagnostica com a virose, recomendamos que esse paciente recorra a unidade de saúde mais próxima. Junto com a prescrição médica, que varia em cada caso, aconselhamos manter o repouso e ingerir bastante líquido”, orientou o médico.
    Por: Antonio Andrade
    Fotos: Jefferson Lulu

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário