sábado, 18 de julho de 2015

Não aprendi dizer adeus

Turma 2010.2 de Comunicação Social - Hab. em Jornalismo
Depois de 4 anos, 11 meses, 18 dias, 2.880h/aula, dezenas de seminários, entre outras atividades, chegamos ao final de nosso curso. Ao longo desta jornada, nossas vidas foram pautadas pelas amizades construídas com colegas e docentes, pelos amores de uma vida conquistados nas conversas de corredores, pelas risadas compartilhadas nos bancos da universidade, pelas discussões ideológicas que elevaram os ânimos e aguçaram o conhecimento, pela transferência de nosso curso para Bodocongó, pelas confraternizações que marcavam a passagem do tempo e nos aproximavam do hoje ou simplesmente pelos momentos em que dividimos os mesmos anseios, projetos, sonhos... e porque não dizer pelas greves?

Primeira de aula de campo da disciplina Linguagem Fotográfica I
em 25 de março de 2011
Hoje uma mistura de sentimentos e sensações invade o meu coração, e eu não saberia dizer qual é o maior, alegria e tristeza dividem o mesmo espaço. Talvez porque a minha alegria em concluir com êxito o curso; esteja sendo “cutucada” pela tristeza de nossa despedida. Embora tenhamos inúmeras plataformas online de contato, que nos identifica como onlines ou offlines. Está noite será para muitos de nós, a última vez que estaremos online fisicamente para o aperto de mãos, um beijo fraterno ou um abraço caloroso. Depois, o tempo e a distância se encarregaram automaticamente de nos deixar offlines na memória afetiva. No entanto, bastará uma simples postagens nas mídias sociais, para que as lembranças deste período sejam reavivadas e preservadas.

Exposição fotográfica no DECOM do bairro São José
em 17 de junho de 2011
Cientes de nossa missão, partiremos com a utopia que podemos mudar o mundo. Utopia está que nos fará lutar pela diminuição das desigualdades sociais, pela garantia dos direitos humanos aos menos favorecidos, pelo comprimento igualitário da Constituição Federal, pela criação e manutenção de políticas públicas que realmente atendam aos clamores de nosso povo, pelo combate ao preconceito racial, social, religioso, sexual, entre tantos outros. Sabemos que está não será uma tarefa fácil, mas também não podemos nos insertar da responsabilidade civil e social que ora abraçamos.

Atividades acadêmicas e transferência para Bodocongó
em 13 de agosto de 2012
Gostaria de agradecer primeiramente a Deus, nosso criador e Eterno Pai, a Ele o meu eterno agradecimento. Conforme o livro de Provérbios (16, 3) nos assegura: “Confie ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” Desta forma, rendo graças pelos momentos bons e felizes, mas principalmente por todas as vezes que a Sua mão misericordiosa nos livrou do mal e nos possibilitou chegar em paz ao fim desta árdua caminhada.

Fragmentos do tempo
Através da docente Maria do Socorro Tomaz Palitó Santos, elevo os meus/nossos agradecimentos aos demais docentes do curso de Comunicação Social – Hab. em Jornalismo, pelo empenho (Antonio Simões) e dedicação (Agda Aquino) com que difundiram os conceitos acadêmicos (Fátima Luna e Gilson S. Maior). Muitas vezes a sala de aula, tornou-se pequena para as descobertas (Ingrid Fechine) e provocações (Luiz Aguiar), que nortearam a nossa caminhada (Arão de Azevedo). Obrigado por fazer de nós, profissionais comprometidos com a ética (Verônica Oliveira) e a dignidade humana (Robéria Nádia), numa era em que a sociedade tornou-se líquida (Adriana Alves) e refém do sistema econômico (Roberto Faustino). Jamais esqueceremos que a arte (Fernando Firmino) de fazer um jornal diário (Luis Adriano), consiste no conhecimento da técnica, mas principalmente no manuseio das palavras (Bruno Gaudêncio).

Se pudéssemos definir o quadro de docentes em um nome,
sem sombra de dúvida seria, Socorro Palitó 
Comunicação Multimídia (2012.1), Mídia Digital (2013.1 e 2),
Comunicação e Empreendedorismo Social (2014.2) por Antonio Simões
Comunicação e Moda (2014.2) por Agda Aquino
Foto: Agda Aquino
História da Comunicação (2010.2), Comunicação Comparada (2013.1)
e Comunicação Organizacional (2014.2) por Fátima Luna
Radiojornalismo I e II (2011.2 e 2012.1) e Estágio Supervisionado (2015.1)
por Gilson S. Maior
Comunicação e Semiótica / Pesquisa em Comunicação (2012.2)
e Elaboração de Projetos em Comunicação (2013.1) por Ingrid Fechine
Ética e Direitos Humanos (2011.1) / Comunicação e Direitos Autorais (2014.1)
por Luiz Aguiar
Linguagem Fotográfica II (2011.1) e Estágio Supervisionado (2015.1)
por Arão de Azevedo
Fundamentos da Linguagem Midiática (2012.1) e Agência de Notícias (2013.1)
por Verônica Oliveira
Elaboração de Projetos em Comunicação (2013.1),
Comunicação, Cultura e Sociabilidade (2013.2) e
XI Folkcomunicação (2014.1) por Robéria Nádia
Sistema de Comunicação / Pensamento Contemporâneo (2012.2),
Comunicação Multimídia (2014.1) e Estética na Comunicação (2014.1)
por Adriana Alves
Teoria da Comunicação II (2011.1) e Comunicação e Desenvolvimento Regional (2013.1)
por Roberto Faustino
Projeto Gráfico em Jornalismo (2012.1 e 2) por Fernando Firmino
Laboratório de Iniciação ao Jornalismo (2010.1) e Crítica de Mídia (2014.1)
por Luis Adriano
Jornalismo e Literatura (2014.2) por Bruno Gaudêncio
E a vocês, meus nobres colegas, o meu eterno agradecimento. Reconheço que não é o suficiente, quando temos a linha do tempo, como testemunha dos laços de amizade e companheirismo. Como raramente nos preparamos para despedidas, recorri a música Tocando em Frente, do compositor Renato Teixeira, para ilustrar e eternizar este momento. O trecho escolhido nos diz: “Um dia a gente chega, no outro vai embora; cada um de nós compõe a sua história; cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz.” Então, não há tempo a perder, temos um mundo a conquistar, novos sonhos a realizar e uma vida a desbravar. Um forte abraço para todos nós que optamos seguir em frente. #partiu?


Confraternizações 2010.2 a 2014.2
por Antonio Carlos
Fotos: Turma Informação com Formação (2010.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário